Um texto ateu

"1 - Não diria que sou ateu,nem agnóstico. Apenas isso: Deus não me importa. O que me importa é o planeta e os habitantes da terra-os seres humanos inclusive, mas não apenas.


2 - Dito isso, é interessante lembrar que aqueles que acreditam em Deus não são citados pela história como seres humanos pacificos,tolerantes e bondosos. Muito ao contrário:sempre que surge uma idade da fé, a morte se espalha pelo mundo.A guerra Santa é uma criação dos teístas-Judeus, cristãos,islamitas, comunistas-e não dos ateus:ateus não costumam fazer guerras santas.




3 - Quando afirmo que Deus não me importa, não nego de forma alguma a existência do Invisível. Não diria que sou materialista.O que reafirmo é que não existe qualquer ligação entre uma possível divindade ou a religião e o Invisível que nos cerca e que não conhecemos ainda.Não diria,por exemplo, que as fadas são cristãs.Ou que os átomos são judeus.Ou que a kundalini é islamita ou,quem sabe budista. Ou seja: o Invisível existe, mas não há nele nada de religioso. Pretender associar o Invisível ao religioso é repetir um comportamento pré-histórico. Feliz ou infelizmente, estamos no final do seculo 20.


4 - Ao contrário do que pretende os teístas, a história fala de ateus pacíficos, grandes estudiosos e amantes da humanidade. E mostra que os crentes perceguiram, prenderam, torturaram e mataram milhões de pessoas, em todo o mundo e em todas as épocas. Pergunta-se: a religiosidade e a crença em Deus torna os seres humanos mais pacíficos, justos e tolerantes?


5 - Nos paíse onde o Estado e a Igreja não se separaram como o Brasil e toda a América Latina os politicos chegam ao poder ou lá permanecem quando se mstram piedosos , quando contrubuem para instituições de caridade e, especialmente, quando se afirmam tementes a Deus. Ora, a história tambem mostra que o administrador ou político teísta não é necessariamente melhor do que aquele que não crê. Pode-se perfeitamente crer em Deus e ser um péssimo político,um corrupto, um autoritário. Mas é verdade que se tem mais espaço, mais poder e conquista-se mais simpatia quando se é teísta. E, em países de mentalidade medieval como o Brasil, ganha-se até mais votos. No sacro Império Brasileiro é preciso ter boas relações com a Igreja (e com Deus) para se politicamente vitorioso.


6 - Alguem pode ingenuamente dizer que países comunistas não são religiosos e, ainda assim, fizeram e fazem perseguições contra aqueles que discordam de suas regras. Eu responderia afirmando que a União Soviética nunca deixou de ser religiosa:é que lá a religião mudou de endereço e o Estado substituiu a Igreja. Exemplo disso é o que o comunismo adotou o "culto da personalidade" e mantém a múmia do santo Lenin em Moscou, para ser
devidamente adorada. O comunismo é tão religioso que está cheio de dogmas. E, até prova em contrário, não existem dogmas para os ateus: o dogmatismo é uma das características básicas de toda religiosidade.
7 - O fanatismo é outra característica daqueles que têm fé e não dos ateus.


8 - Afirmo que a crença em Deus é interesseira. Ora, quem acreditaria em Deus se essa crença não lhe fosse útil? Todas as religiões dizem algo que pode ser resumido assim: "Comporte-se bem agora e mais tarde sua recompensa virá em dobro". Pergunto: por que tratar com reverência uma divindade que trabalha com juros? Os banqueiros também trabalham dessa forma e não são bem vistos.


9 - Um argumento muito utilizado pelos teístas-especialmente aqueles que pretendem participar da Era de Aquário-é a afirmação de que a religião é a forma pela qual o homem se "religa" com a divindade superior. Ora, a palavra religião, originalmente não tem qualquer relação com religar: "religo"é o culto prestado aos deuses, religo é ligar, atar. Os teístas,  sabiamente, quiseram unir os dois conceitos. Têm todo o direito, é claro.Mas estão enganados.


10 -Estamos nos preocupando há milênios-toda a Era de Peixes,no minimo - com um Deus único,misto de general, juiz e censor. O resultado ai está, à nossa volta: alguns religiosos afirmam conhecer a vontade divina nos seus minimos detalhes e exigem ser ouvidos, por bem ou por mal. Enquanto isso, não conhecemos o bastante a nós mesmos e essa ignorância tem causados sofrimentos terriveis a toda humanidade. Proposta:que no próximo século a humanidade cuide da humanidade e tente se conhecer mais profundamente. E que Deus permaneça por um tempo no almoxarifado das crenças, preconceitos e medos humanos.
11 - A fé não quer evolução, a liberdade e o companherismo entre os homens. A fé é reacionária: os fiéis pretendem conhecer a resposta para todas as dúvidas que temos na vida. A utopia não: quer a fantasia, busca as respostas, as possibilidades. O utópico quer um tempo novo e busca criar condições para que este tempo surja, agora ou no futuro.


12 - O homem não é o centro do sistema solar ou do Universo e não interessa se existe qualquer divindade olhando por nós. A questão é uma só: reduzir o homem a sua minima grandeza. "

4 comentários:

  1. LC ROCHA, parabéns pelo texto!! Compartilho totalmente da sua opinião !!

    ResponderExcluir
  2. perceguir com "C" ? Parei de ler ali ... se quer ser respeitado (sou ateu tb), apresente suas ideias de uma forma decente (e não dessente).

    ResponderExcluir
  3. Só pra gente lembrar, na Grécia antiga acreditava-se em Deuses, o povo era politeísta...quem afirmou que existe um único Deus , a quem deves prestar adoração,foram os judeus monoteístas, certo? temos livre arbitrio pra concordar ou não com essas pessoas, eu não gosto de ir atrás do trio elétrico,rs.. gosto de nadar contra a correnteza, minhas conclusões são as que importam pra mim.

    ResponderExcluir
  4. Guerras Santas causadas por Comunistas? Por Favor, de onde você tiro isso? Uma das primeiras atitudes dessa forma de governo, é a abolição total da religião perante o estado!!

    ResponderExcluir