DEUS UM DELIRIO

Deus um delírio é o título do best seler do biologo Richard Dawkins,  posto um trecho extraído do livro contido no capítulo 7, "existem duas maneiras pelas quais as escrituras podem servir de fonte para os princípios morais  ou normas para  a vida.
Uma é por instrução direta, como por exemplo os dez mandamentos, são objeto de tanta briga nas guerras culturais do interiorão americano.outra é pelo exemplo: Deus, ou algum outro personagem bíblico, pode servir como alguém em quem se espelhar. Os dois caminhos escriturais, se seguidos religiosamente (o advérbio está sendo usado em seu sentido metafórico, mas lembrando sua origem), incentivam um sistema de princípios morais que qualquer pessoa moderna e civilizada, seja ela religiosa ou não, acharia- não tenho como dizer de modo mais delicado-repulsivo.
   É preciso dizer, para ser justo, que grande parte da bíblia não é sistematicamente cruel, mas simplesmente estranha, como seria de se esperar de uma antologia caótica de documentos desconjuntados, escrita, revisada, traduzida, distorcida e "melhorada" por centenas de autores anônimos, editores e copiadores, que desconhecemos e que não se conheciam entre si, ao longo de nove séculos. Isso pode explicar uma parte das esquisitices da bíblia. Mas infelizmente é esse mesmo volume estranho que fanáticos religiosos consideram a fonte infálivel de nossos princípios morais e nossas normas para viver. Quem pretende basear sua moralidade literalmente na bíblia ou nunca a leu ou não a entendeu, como observou bem o bispo john Shelby Spong, em The sins of scripture [ os pecados das escrituras]. O bispo Spong, aliás, é um bom exemplo de um bispo liberal  cujas crenças são tão avançadas que chegam a ser quase irreconhecíveis para a maioria dos que se autodenominam cristãos.


Richrd Dawkins em Deus um delírio, pag 305/306.

3 comentários:

  1. Otimo sou agnóstico,tenho muita admiração pelo autor, gostei do ateus na rede. O mundo precisa despertardeste longo pesadelo: Que são as crenças reliosas e seus deuses; precisamos enfraquecelos desmascara-los,esta deverá ser nossa maior contribução para a civilização vindoura.

    ResponderExcluir
  2. Como biólogo e paleontólogo, já li todos os livros de Dawkins, desde o lançamento de O Gene Egoísta, nos anos 80. No entanto, hoje, mais experiente e maduro como cientista, reputo a relação dele com o darwinismo e sua antireligiosidade como fanática, fundamentalista e até patológica. Segue a mesma base ideológica dos extremistas religiosos que ele próprio critica. Dawkins tornou-se um radical intolerante, torcendo fatos científicos e omitindo evidências que contradigam sua religiosidade darwinista doentia. Bons cientistas não se posicionam assim; antes, mergulham nos contrapontos de forma honesta, na busca pela verdade dos fatos - Dawkins faz o contrário. Para balancear essa busca, sugiro, entre outros, o livro "O Delírio de Dawkins", do biofísico Alister McGrath, da mesma universidade desse meu colega descompensado.

    ResponderExcluir
  3. O que falar de um ser tão repugnante como esse escritor que não tem uma compostura científica e que se baseia no seu egocentrismo generalizado.Na verdade ele morre de medo da Religião e procura de todas as formas defrontá-la não busca o saber,mas busca a ignorância de sua alma condenada ao fracasso de uma vida sem sucesso e sem "vida"na realidade ele é a prova viva do preconceito direcional estúpido e quem o seque é mais estúpido ainda.sou estudante de química e não sou um alienista secular como muitos outros que dizem ser ateu mas na verdade são mais fanáticos do que todos humanos...

    ResponderExcluir